No Brasil, o pastel é aquela comida que combina em qualquer horario. Quem nunca matou a fome em uma feirinha de rua com um pastel junto de um caldo de cana geladinho? O pastel pode ser feito de varias maneiras, seja com recheio doce ou salgado, frito ou assado, sempre fica uma delícia. Mas não é só por aqui que essa receita é apreciada, diferentes países tem suas versões de pastel e o Taste Atlas, site reconhecido por fazer avaliações de comidas e bebidas ao redor do mundo, fez uma lista com os 100 melhores pastéis do mundo.
Essa lista tem pastéis de países como a França, Polônia, Turquia e muitos outros. Apesar de não terem uma aparência tão iguais ao tradicional pastel do Brasil, essas versões também são consideradas pastéis devido ao modo de preparação, que conta com uma massa simples e algum tipo de recheio. O Brasil entrou nessa lista, mas, infelizmente, não ficou no top 10, ocupando a posição 25. A Ane trouxe os três melhores pastéis do mundo segundo o ranking do Taste Atlas para você considerar também ou apenas anotar na lista de comidas para experimentar. Dê uma olhada!
Pastel de Belém (Portugal)
No pódio da lista está Portugal com seu popular pastel de belém. Feito com poucos ingredientes, o pastel de Belém tem um interior cremoso e o exterior tem uma massa composta que desmancha na boca. Com origem em Portugal, acredita-se que o essa receita tenha surgido durante o século XIX, sendo considerada um clássico.
Com o tempo, essa delícia ganhou variadas versões ao redor do mundo e no TasteAtlas, o pastel de Belém temuma nota de 4.8 de 5 estrelas, alegando sua posição no ranking. Essa não é a primeira vez que o pastel de Belém ocupa o topo de uma lista do TasteAtlas, anteriormente, ele foi considerado uma das melhores sobremesas do mundo.
Karipap (Malásia)
O Karipap é um pastel de massa folheada que apareceu no Sudeste Asiático. Muito famoso na Malásia, acredita-se que a receita tenha aparecido lá e outros também apontam que pode ter surgido na Índia. Também conhecido como curry puff, o Karipap tem uma massa saborosa e o recheio geralmente leva carne, legumes e batata, tudo bem temperado com especiarias que dão um toque especial no sabor.
Com o tempo, esse pastel também ganhou fama em outros países como Indonésia, Tailândia e Singapura, por exemplo. No ranking divulgado, essa receita possui uma nota de 4.7 de 5 estrelas.
Pazarske mantije (Sérvia)
A Sérvia entrou no top 3 com o Pazarske mantije, curtas bolinhas que podem até lembrar o pão de queijo na aparência, mas o sabor é bem diferente. A massa fina é composta por apenas com carne moída bem temperada, cebola e azeite, um recheio parecido com o nosso clássico pastel de carne moída, mas sem a polêmica azeitona. O Pazarske costuma ser ingerido quente, acompanhado de iogurte para realçar o sabor e criar um contraste. No TasteAtlas, o pastel da Sérvia também possui 4.7 de 5 estrelas.